sábado, 2 de março de 2019

PORTFÓLIO


PORTFÓLIO

                Inicialmente o portfólio era utilizado por profissionais de diversas áreas como de: marketing, designer, publicidade, cartunistas, desenhistas  que apresentavam numa pasta seus melhores trabalhos de modo que pudessem ser apreciados, conhecidos.
Na educação o portfólio pode ser entendido como um instrumento metodológico de avaliação em que o estudante registra e descreve o percurso de sua aprendizagem,  sua busca  pelo conhecimento dentro e fora de sala de aula e que são incluídos em uma pasta individual durante o período do ano letivo.
Com o portfólio gera-se a possibilidade de que o estudante vá descobrindo e construindo o seu próprio conhecimento, sua autonomia e responsabilidade, podendo demonstrar suas ideias, sentimentos, desenvolver criticidade, apontar seus interesses, elaborar  perguntas e buscar respostas,  bem como ser um meio de identificar as dificuldades e pontos a serem avançados e ou repensados.
Há momentos que a exposição de um conteúdo em sala de aula oportuniza aos  estudantes  que façam  diversos tipos de conexões/pontes/ligações com situações dentro e fora da escola, da disciplina com outras disciplinas e apresentem ideias que o professor nunca havia pensado ou visualizado, contribuindo para que aulas sejam ainda mais ricas,   mas pela  dificuldade de expressar calam-se, perde ele, professor e a turma. Quando se tem atividades escritas e que demandam sua opinião pode realizar, mas também pode sentir receio que a mesma não seja aceita pelo professor e ou próprios colegas.
Como nossos estudantes tem e fazem uso dos mais variados tipos de tecnologias de informação e comunicação (Tics) seja televisão, internet, revistas, redes sociais, leituras diversas, aplicativos os conhecimentos gerados também são diversificados, cabe ao professor encontrar formas de identificar e canalizar esses conhecimentos em prol da construção do conhecimento. Assim o portfólio apresenta-se como uma ferramenta muito interessante a ser incluída no processo de aprendizagem e avaliação.
No portfólio pode-se incluir, imagens, desenhos, charges, música, vídeos, reportagens e entre tantos outros tipos de materiais.
     A estrutura é composta de:

  1.  Capa com identificação: escola, nome do professor, nome do estudante (foto, telefone, e-mail, watsapp), turma, turno; Pode incluir imagens, frases e ou desenhos relacionados a disciplina (cuidado para não ter  relação com conteúdo de natureza (discriminatória, preconceituosa, homofóbica, ideológica partidária);
  2. Sumário: (ordem das atividades);
  3. Registro das atividades: Materiais que podem ser incluídos(atividades pelo professor, anotações pessoais, imagens com outros temas fora da sala de aula, entre outros);
  4. Incluir a fonte, isto é, se for da internet(endereço eletrônico), revista(ano, mês, página e autor), parte de um livro(nome do autor, páginas, ano, editora);
  5. Apresentar um COMENTÁRIO/RESUMO sobre o material escolhido(imagem, vídeo, reportagem, trecho de livro), com no mínimo 5 linhas;
  6. Obs: Não serão aceitos resumos iguais aos de outros alunos ou cópias obtidas da internet ou de outra fonte similar de consulta, caso ocorra automaticamente a nota total do portfólio será zerada.

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Um comentário:

  1. Seria melhor fazer na capa somente o nome pertfólio, e fazer uma contra capa com os dados pessoais dos alunos.

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