PORTFÓLIO
Inicialmente
o portfólio era utilizado por profissionais de diversas áreas como de:
marketing, designer, publicidade, cartunistas, desenhistas que apresentavam numa pasta seus melhores
trabalhos de modo que pudessem ser apreciados, conhecidos.
Na educação o portfólio pode
ser entendido como um instrumento metodológico de avaliação em que o estudante
registra e descreve o percurso de sua aprendizagem, sua busca
pelo conhecimento dentro e fora de sala de aula e que são incluídos em
uma pasta individual durante o período do ano letivo.
Com o portfólio gera-se a
possibilidade de que o estudante vá descobrindo e construindo o seu próprio
conhecimento, sua autonomia e responsabilidade, podendo demonstrar suas ideias,
sentimentos, desenvolver criticidade, apontar seus interesses, elaborar perguntas e buscar respostas, bem como ser um meio de identificar as
dificuldades e pontos a serem avançados e ou repensados.
Há momentos que a
exposição de um conteúdo em sala de aula oportuniza aos estudantes que façam diversos tipos de conexões/pontes/ligações com
situações dentro e fora da escola, da disciplina com outras disciplinas e apresentem
ideias que o professor nunca havia pensado ou visualizado, contribuindo para
que aulas sejam ainda mais ricas, mas pela dificuldade de expressar calam-se, perde ele,
professor e a turma. Quando se tem atividades escritas e que demandam sua
opinião pode realizar, mas também pode sentir receio que a mesma não seja
aceita pelo professor e ou próprios colegas.
Como nossos estudantes tem
e fazem uso dos mais variados tipos de tecnologias de informação e comunicação (Tics)
seja televisão, internet, revistas, redes sociais, leituras diversas,
aplicativos os conhecimentos gerados também são diversificados, cabe ao professor
encontrar formas de identificar e canalizar esses conhecimentos em prol da
construção do conhecimento. Assim o portfólio apresenta-se como uma ferramenta
muito interessante a ser incluída no processo de aprendizagem e avaliação.
No portfólio pode-se incluir,
imagens, desenhos, charges, música, vídeos, reportagens e entre tantos outros
tipos de materiais.
A estrutura é composta de:
- Capa com identificação: escola, nome do professor, nome do estudante (foto, telefone, e-mail, watsapp), turma, turno; Pode incluir imagens, frases e ou desenhos relacionados a disciplina (cuidado para não ter relação com conteúdo de natureza (discriminatória, preconceituosa, homofóbica, ideológica partidária);
- Sumário: (ordem das atividades);
- Registro das atividades: Materiais que podem ser incluídos(atividades pelo professor, anotações pessoais, imagens com outros temas fora da sala de aula, entre outros);
- Incluir a fonte, isto é, se for da internet(endereço eletrônico), revista(ano, mês, página e autor), parte de um livro(nome do autor, páginas, ano, editora);
- Apresentar um COMENTÁRIO/RESUMO sobre o material escolhido(imagem, vídeo, reportagem, trecho de livro), com no mínimo 5 linhas;
- Obs: Não serão aceitos resumos iguais aos de outros alunos ou cópias obtidas da internet ou de outra fonte similar de consulta, caso ocorra automaticamente a nota total do portfólio será zerada.
ü
Seria melhor fazer na capa somente o nome pertfólio, e fazer uma contra capa com os dados pessoais dos alunos.
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