quinta-feira, 7 de junho de 2018

Política; Teoria Política de Platão, Aristóteles e Idade Média: Política e Religião


1.POLÍTICA COMO TEORIA
Democracia: nasceu em Atenas na Grécia; Gregos foram os primeiros a filosofar, consequentemente a refletir criticamente sobre política; Daí porque são considerados como inventores da Política; Gregos elaboraram teoria sobre a capacidade humana de refletir sobre a organização da vida coletiva;

2.PÓLIS GREGA: DESTACAVAM-SE DOIS LUGARES: 
ÁGORA Praça central destinada as trocas comerciais; cidadãos reuniam-se para debater os assuntos da cidade; 
ACRÓPOLE Era a parte elevada que servia de ponto de defesa da cidade; local privilegiado para construção do templo; 

3. PRINCIPAIS LEGISLADORES:destacaram o caráter humano das leis e não mais o divino
DRÁCON: Elaborou um código de leis que serviram como a primeira constituição escrita da cidade de Atenas e ficaram conhecidas como "Código de Drácon", em que para quase todos os crimes era aplicada a mesma pena, ou seja, a pena de morte, deixando bem clara a sua característica severidade e intransigência. Caracterizado por sua imparcialidade, sendo considerada muito severa. Assim, o termo "draconiano" logo se tornaria popular, utilizado para qualificar a norma que exacerba o rigor punitivo.
SÓLON:É a Sólon que devemos a noção de democracia (em grego, daimos = povo e kratia = governo, formando então, governo do povo). Na época em que ele ascendeu como líder, Atenas era dominada por uma aristocracia hereditária, cujos integrantes eram chamados de eupátridas. Os eupátridas possuíam as melhores terras e monopolizavam o poder. Haviam frequentes lutas políticas, já que os cidadãos eram privados de qualquer direito, tornando-se muitas vezes devedores dos eupátridas, e como era costume, muitos acabavam como escravos por não conseguirem saldar suas extorsivas dívidas.
CLÍSTENES:Por volta de 510 a.C. a democracia surge em Atenas através da vitória do político aristocrata grego Clístenes. Considerado o "Pai da Democracia", Clístenes liderou uma revolta popular, após esse evento, Atenas foi dividida em dez unidades denominadas chamadas “demos”, e assim o novo regime passou a se chamar “demokratia”. Atenas possuía uma democracia direta, donde todos os cidadãos atenienses participavam diretamente das questões políticas da polis que se davam na ágora. As reformas de ordem política e social resultariam na consolidação da democracia em Atenas.
PÉRICLES: Aperfeiçoou o sistema político implantado pelo legislador Clístenes . O objetivo principal de Péricles era que a democracia servisse para o benefício do maior número possível de atenienses, tendo como princípio a igualdade= ISONOMIA. Defendia a participação política não só para os mais ricos. Defendia a meritocracia, para ele, na vida pública, os méritos não deveriam vir do nascimento ou da riqueza, mas sim das competências e dos talentos.Porém, a democracia ateniense tinha seus limites, pois só podiam participar da Assembleia (Eclésia) os cidadãos (homens livres, nascidos em Atenas e com mais de 18 anos). As mulheres, os estrangeiros e os escravos não tinham direito a participação política.

4. OS SOFISTAS E A RETÓRICA
SOFISTAS: tiveram uma influência muito forte ao ensinarem retórica;
RETÓRICA: arte de bem falar, de utilizar a linguagem em discurso persuasivo, destinado à elite intelectual que desejavam tornar-se bons oradores com discursos convincentes nas assembleias;
SÓCRATES e seus discípulos acusavam os SOFISTAS de pronunciar discursos vazios, enfatizavam a persuasão e faltavam com a verdade.

5.SÓCRATES:
Nasceu em Atenas, filho de um escultor e de uma parteira;
Considerado como um MARCO DIVISÓRIO NA FILOSOFIA;
Não deixou nada escrito, o que se sabe é através do seu discípulo Platão;
Era opositor dos sofistas;
Apresentava-se como um ignorante: " Só sei que nada sei";


6.TEORIA POLÍTICA DE PLATÃO:
Pensamento político de Platão encontrava-se nas obras: A República e Leis;
Platão escreveu através de diálogos, alegoria; Escreveu sobre seu mestre         
Sócrates;
Era de família aristocrática e fascinado pela política, inclusive foi vendido como
escravo por Dionisío(tirano), mesmo assim não desistiu do seu projeto político;
Por volta do século V a. C. Sócrates é condenado a morte, ampliando o 
descrédito em relação a Democracia;

7. UTOPIA PLATÔNICA: A REPÚBLICA
No Livro VII da República está escrito : Alegoria da Caverna;
Do ponto de vista do conhecimento: aqueles que se libertam das correntes elevam-se da opinião à ciência, alcançando o verdadeiro conhecimento;
Do ponto de vista político: como influenciar aqueles que não veem? 
Cabe ao sábio ensinar, procedendo a educação política, pela transformação das pessoas e da sociedade

8.CALIPOLIS= do grego Kalós= belo, beleza pólis, cidade  Cidade bela 
Pessoas ocupavam lugares e funções diversas na sociedade;
Estado deve assumir a educação as crianças até os 7 anos; Estado orientaria;
Até os 20 anos: todos educados da mesma maneira; Alma de bronze=dedicam-se à agricultura, ao artesanato e comércio, cabendo a subsistência da cidade;
30 aos 40 anos: haveria a segunda seleção Alma de prata=os destinados à guarda do Estado, os responsáveis pela defesa da cidade;
40 aos 50 anos: compunham  Alma de Ouro=seriam instruídos na arte de pensar a dois, ou seja, arte de dialogar; Estudariam filosofia= fonte da verdade;
Aos 50 anos seriam admitidos no corpo supremo de magistrados e seriam então os governantes das cidades;
Os mais sábios seriam os governantes porque conheceriam a ciência da política


9. SOFOCRACIA: O REI-FILÓSOFO
 Para Platão Política é arte de governas pessoas com o seu consentimento;
POLÍTICO: Aquele que conhece a arte de governar, portanto só poderia ser governante quem conhecesse a ciência política;
Para que o Estado seja bem governado é preciso que os filósofos tornem-se reis, ou que os reis tornem-se filósofos;
Ele propõe um modelo aristocrático de poder, ou seja, poder confiado aos mais sábio= SOFOCRACIA, SOFO = sábio, KRATIA= poder
Devido alguns acontecimentos(condenação de Sócrates, derrota de Atenas para Esparta)acentuaram em Platão o descrédito pela democracia;
  
10.FORMAS DE GOVERNO
Primeiro a refletir sobre a melhor forma de governo= SOFOCRACIA
Alerta sobre o poder degenerado em que o governo não respeita as leis nem  a
justiça coletiva, mas defende o interesse de pessoas ou grupos;
Também já dizia que após uma série de governos justos a tendência é decair 
devido a negligência dos magistrados, a dissidência interna ou às guerras.


11. GOVERNOS DEGENERADOS(DESCRITAS NO LIVRO VIII da República)
TIMOCRACIA: governo que cultua o impulso guerreiro e o desejo de honrarias
OLIGARQUIA: poder exercido pelos mais ricos;
DEMOCRACIA: poder atribuído ao povo, entendido como os mais pobres. Para
ele a forma democrática de governo prevalece a demagogia característica
do político que manipula, engana, pois o povo é considerado incapaz de adquirir
a ciência política;
TIRANIA: governo de um só; Com  o tempo o tirano age em proveito
próprio, deixando de lado o bem comum; O tirano é antítese do magistrado-
filósofo;
Para Platão o bom governante é corajoso, moderado, justo e sábio;


12. ARISTÓTELES

Nasceu em Estagira, logo era um meteco (estrangeiro);
Por ser considerado meteco não pode assumir a Academia após a morte de Platão;
Era filho de Nicômaco (médico de Felipe da Macedônia);
Frequentou a Academia de Platão, e foi o melhor aluno;
Foi professor de Alexandre O Grande;
Retornou a Atenas e fundou  a sua própria Escola o Liceu;
Discípulo de Platão, e crítico de seu mestre, fez crítica à sofocracia por atribuir poder ilimitado a apenas aos sábios; Não aceitava a destituição da família;
Escreveu o livro Política, em que critica o Mestre Platão(utopia Callipolis(ideal)= SOFOCRACIA;
Ele pretendia criar uma teoria;
Homem comum: deveria ter posses/ócio para estudar;
Instrução é fundamental para participar das atividades políticas;
Bem comum = Bem coletivo
Homem= deve conhecer o BEM COMUM= para conhecer o BEM COLETIVO

JUSTIÇA DISTRIBUTIVA: distribuição justa é a que leva em conta o mérito das pessoas: não se dá o igual para os desiguais, já que as pessoas são diferentes;
JUSTIÇA COMUTATIVA (OU CORRETIVA) é a que corrige os erros da justiça distributiva, a fim de restaurar a equidade;


13. QUEM É CIDADÃO?
ARISTÓTELES: exclui os artesãos, comerciantes e trabalhadores braçais não eram considerados cidadãos, porque a ocupação não permitia o tempo de ócio necessário para participar do governo;
Segundo: trabalho manual era desprezado por embrutecer a alma, e o torna incapaz da prática de uma virtude esclarecida;
Ócio= fundamental para instrução
Zoôn Politikon: Só os gregos poderiam viver na Pólis;
Para ele deveriam ser escravizados os bárbaros= não gregos porque eram
considerados inferiores; Pedia que os senhor não fosse cruel ao seu escravo;


14. FORMAS DE GOVERNO PARA ARISTÓTELES:
Para ele a melhor forma de governo: depende do tipo de povo, porque nem
todos se adaptam;
Recolheu informações sobre 158 constituições existentes, e assim elaborou os
 critérios de distinção: Critério de número, e critério de valor;
Regime bom: está defendendo o BEM COMUM;
Regime ruim: está defendendo os INTERESSES PARTICULARES;


Fonte:https://www.google.com.br/search?q=formas+de+governo+aristoteles&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjK4IqP-cfbAhUDFpAKHQ0jBisQ_AUICigB&biw=1138&bih=578#imgrc=EncvzN7JMWDTEM:




CRITÉRIO DE VALOR:

As três formas são boas se visam ao interesse comum; e são más, corrompidas
degeneradas, se objetivam o interesse particular;

Para cada forma descrita correspondem as formas degeneradas;

TIRANIA: governo de um só, visando o interesse próprio;

OLIGARQUIA: governo dos mais ricos ou nobres;


DEMOCRACIA: governo em que a maioria pobre governa em detrimento da
minoria rica;

Para Aristóteles, a monarquia, aristocracia ou politeia constituem igualmente 
formas corretas adequadas de exercício do poder.

Ele prefere(monarquia ou aristocracia), no entanto na politeia (democracia

constitucional) a tensão política pode ser mais bem controlada;







 15. CONCEITO GREGO DE BOM GOVERNO
Segundo Aristóteles o Conceito de bom governo: Existe uma ligação indissolúvel entre vida moral e política, ou seja, bom governo, dependem da virtude do bom governante;
Deve ter a virtude da prudência= pela qual será capa de agir visando ao bem comum; Virtude difícil, nem sempre alcançável;
Vida justa= vida boa;
Só pode viver na pólis quem é educado segundo as leis da pólis; Só os gregos são capazes de viver nessa pólis; Deve nascer e ser educado dentro da sua pólis, quem vem de fora não se encaixaria;

16. ESTADO E IGREJA
Concepção religiosa: firmava que a natureza humana está sujeita ao pecado e ao descontrole das paixões, cabendo ao Estado o papel de intimidação para todos agirem retamente;
Bom governante: ter capacidade de obrigar a todos obedecer aos princípios da moral cristã;
Estado: natureza secular, temporal, voltada para as necessidades mundanas e sua se exerce pela força física;
Igreja: é de natureza espiritual, voltada para a SALVAÇÃO DA ALMA, e deve encaminhar o rebanho para a religião por meio de educação e persuasão;
Inicialmente a Igreja REJEITAVA os textos gregos por considerar obras pagãs, mas com as devidas interpretações e adaptações à fé cristã, os pensadores medievais aderiram ao platonismo e ao aristotelismo.

17.PATRÍSTICA
Era apresentada pelos PADRES DA IGREJA, a grande preocupação era a conciliação da FÉ e FILOSOFA(GRECO-ROMANA);
O Cristianismo será o substituto da Filosofia Grega, provocando dessa forma a   decadência da Filosofia no sentido estritamente grego;
Os padres serão responsáveis pela produção de textos para ensinar as autoridades romanas que eram leigas;

Agostinho: Bispo de Hipona
Foi o principal representante da Patrística;Considerado como o maior teólogo do Cristianismo;
Será responsável por resgatar a filosofia de Platão, procurará conciliar FÉ X RAZÃO;
Destacava-se pelo esforço em converter os não-cristãos;
A Cidade de Deus: obra que trata de teologia e filosofia da história;  Ao discutir entre política e religião, refere-se as duas cidades: cidade de Deus e a cidade terrestre;
Cidade terrestre cabe zelar pelo bem-estar das pessoas e pela garantia de justiça;
Cidade de Deus: não é apenas o reino divino que se sucede à vida terrena, porque as duas cidades não estão apartadas, mas constituem dois planos de existência na vida de cada um;
Máxima: Crer para compreender e compreender para crer;

AGOSTINISMO POLÍTICO
Agostinismo: influenciou o pensamento político medieval;
Essa teoria aborda o confronto entre o poder do Estado e o da Igreja e  defende a superioridade do poder espiritual sobre o temporal;



18. Escolástica:

Serão as escolas ligadas às instituições católicas;


Tomás de Aquino:
Destacou-se como monge dominicano;
Responsável pela retomada nas leituras de Aristóteles;
Adequou o pensamento aristotélico ao cristianismo e promoveu debate sobre a relação de fé e razão;
Escreveu a Suma Teológica, Suma contra os gentios e Questões disputadas;
Sob influência de Aristóteles debruçou-se sobre as questões como a natureza do poder e das leis e o tema clássico do melhor governo;
Atento ao risco da tirania ele entendia a PAZ SOCIAL  como resultado da unidade do Estado e valorizava a virtude do governante;
Contexto histórico: Renascimento das cidades;
Intensificação do comércio;
Debate nas universidades;

19.IDADE MÉDIA:POLÍTICA E RELIGIÃO
Império Romano: esfacelou-se; O Cristianismo  difundiu e fortaleceu-se;
Os intelectuais pertenciam às ordens religiosas e as principais questões filosóficas baseavam-se nas relações entre fé e razão e subordinadas ao Cristianismo;
Fé= considerada o conhecimento mais elevado e o critério adequado da verdade, logo filosofia não cabe busca a verdade, mas apenas demonstrá-las racionalmente;


20.TEMPOS DE RUPTURA
Sociedade em transformação;
Anseios de laicização da política, de uma orientação não religiosa;
Revitalização de centros urbanos e o surgimento das novas cidades, expansão do comércio, a fundação de universidades;
Aumento do intercâmbio entre os povos (iniciado com o movimento das Cruzadas), possibilitando o contato com o conhecimento produzidos pelos árabes;
Ideias heréticas = divergentes dos dogmas da Igreja Católica;
Igreja criou a Inquisição ou (Santo Ofício) com tribunais que condenavam as heresias= DESVIOS DA FÉ;
Recorria-se à delação anônima, ao julgamento sem advogados, à tortura;
As penas variavam da prisão perpétua à condenação à morte, geralmente na fogueira; Alquimistas; Cientistas, Bruxaria;

21 TEÓRICOS PRÉ-RENASCENTISTAS (Itália)
PRÉ-RENASCENTISTAS= teóricos que deram início a uma lenta e profunda transformação no sentido de valorizar o poder do Estado;

Dante Alighieri: poeta italiano; Escreveu a Divina Comédia e A Monarquia;
No livro a Monarquia   introduz teses naturalistas e propõe a eliminação do papel mediador do Papa, Segundo ele Deus criador da natureza dotou de livre raciocínio e de vontade, que nos permitem a perfeita condução do Estado;
Para ele o governante depende diretamente de Deus e não do papa; Prenúncio da doutrina do direito divino dos reis, e o fortalecimento da Monarquia na Idade Moderna;

Marsílio de Pádua: defendeu o governo secular, portanto política separada do poder papal com base na vontade popular;

Inglaterra:
Guilherme de Ockham:
franciscano e teólogo, recorreu às escrituras e à Patrística para criticar a indevida ingerência da Igreja nas leis civis;

Os pensadores do declínio da Idade Média prenunciavam as novas expressões de poder civil que se sobrepunham ao poder eclesiástico;
Idade Moderna: aliança da burguesia e reis;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUGESTÃO DE VIDEOS- PLATÃO